sábado, 14 de março de 2009

“A DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO”
Romanos 8:18-30
Texto Básico: Aos Efésios 1:5-11
Introdução:
A Doutrina da Predestinação é uma das doutrinas mais complexas e polemicas da Bíblia,. Embora existam apenas duas correntes teológicas sobre o assunto. A 1ª - A Doutrina Calvinista, defendida e ensinada pelo teólogo João Calvino (Francês 1509-1564), ensina preordenando tudo o que viria a acontecer. Depois nós temos uma 2ª - A Doutrina Arminianista, defendida e ensinada pelo teólogo Armínio (Holandês 1560-1609). Armínio ensinava o seguinte: É possível cair da graça, mas a questão é saber se essa pessoa que era salva e teve esse lapso, pode finalmente perder-se? A Doutrina Calvinista diz expressamente não, mas os seguidores da Doutrina Arminianista diz firmemente que sim. Armínio ensina que “a vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos, porque Cristo morreu por todos. (I Timóteo 2:4-6; Aos Hebreus 2:9, II Coríntios 5:14, Tito 2:11,12). Nada tem a ver com a salvação se não entendermos: trindade, pecado original, expiação, etc.
1. O que é predestinação?
É o ato de predestinar. O que é predestinar? É destinar desde a eternidade, destinar antes, é a presciência de Deus sobre todas as coisas, partindo desde o princípio, entende-se alguns que Deus predestinou a perdição. *Criaria Deus o homem com o objetivo único de vê-lo perdido? ABSOLUTAMENTE NÃO.
2. Doutrina Calvinista
A doutrina de João Calvino ensina que a salvação é inteiramente de Deus; o homem absolutamente nada tem a ver com sua salvação. Se ele, o homem se arrepender, crer e for a Cristo, é inteiramente por causa do poder atrativo do Espírito Santo. Isso se deve ao fato de que a vontade do homem se há corrompido tanto desde a queda, que sem a ajuda de Deus, não pode nem se arrepender, nem crer, e nem escolher corretamente – Esse foi o ponto de partida de Calvino.
Daí surge à pergunta: “Se a salvação é inteiramente obra de Deus, e o homem não tem nada a ver a cerca dela e esta impossibilitado a menos que o Espírito Santo opere nele, então por que Deus não salva a todos os homens, visto que todos estão perdidos e impossibilitados? A resposta de Calvino é a seguinte: a predestinação é o eterno decreto de Deus, pelo qual Ele tem decidido o que será de cada um e de todos os indivíduos. Pois nem todos são criados na mesma condição; mas a vida eterna está preordenada para alguns e a condenação eterna para outros. Ai vem a segunda pergunta: Ao agir assim, Deus não é injusto? Calvino responde: Que não, pois Deus não é obrigado a salvar ninguém; a responsabilidade do homem permanece, pois a queda de Adão foi sua própria falta, e o homem sempre é responsável por seus pecados.
Refutação: Se Deus tem predestinado certos indivíduos para a salvação, Cristo morreu unicamente pelos eleitos; A expiação fracassaria se alguns pelos quais Cristo morreu se perdessem. Que valor ou efeito teria o sacrifício de Cristo na cruz?
Dessa doutrina da Predestinação segue-se o ensino de “uma vez salvo, sempre salvo”; porque se Deus predestinou um homem para a salvação e unicamente pode ser salvo e guardado pela graça de Deus, que é irresistível, então nunca pode perder-se.
Os defensores da Doutrina da “segurança eterna” apresentam as seguintes referencias para sustentar sua posição calvinista. (João 10:28-29, 17:6, Aos Romanos 8:35, 11:29, Aos Filipenses 1:6, I Pedro 1:5).
3. Doutrina Arminianista
O ensino arminiano é o seguinte: A vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos, porque Cristo morreu por todos (I Timóteo 2:2-9, Aos Hebreus 2:9, II Aos Coríntios 5:14, Tito 2:11-12).
Com essa finalidade Ele oferece sua graça a todos embora a salvação seja obra de Deus, absolutamente livre e independente de nossas boas obras ou méritos, o homem tem certas condições a cumprir. Ele pode escolher aceitar a graça de Deus, ou pode resistir e rejeitá-la. Seu direito de livre arbítrio sempre permanece.
A Bíblia certamente ensina uma predestinação, mas não que Deus predestina alguns para a vida eterna e outros para o sofrimento eterno. Ele predestina a todos os que querem ser salvos, e esse plano é bastante amplo para incluir a todos que realmente desejam ser salvos. Essa verdade tem sido explicita da seguinte maneira: na parte de fora da porta da salvação lemos as palavras: “quem quiser pode vir; quando entramos por essa porta e somos salvos, lemos as palavras no outro lado da porta: eleitos segundo a predestinação de Deus”.
Deus no seu infinito conhecimento previu (viu antes) que essas pessoas aceitariam o evangelho e permaneceriam salvas, e predestinou para essas pessoas uma herança celestial Ele previu o destino delas, mas não o fixou. Deus não interferiu para mudar o destino do homem, o homem é dotado de algo que chamamos de livre arbítrio, livre escolha etc.
A Doutrina e seus ramos
Quando tratamos do assunto predestinação, não podemos esquecer que a mesma também e chamada por subtítulos, a saber: eleitos, escolhidos, separados e predestinados, vamos analisar cada caso e descobrirmos o porquê Deus agiu assim.
Eleitos: escolhidos, preferidos, etc. Sempre que falamos em eleitos, lembramos que houve mais de uma pessoa (candidata) para ser escolhida (ex: as eleições do próximo ano), como Deus faz esta eleição? Deus a faz segundo sua presciência (I Pedro 1:2) presciência (conhecimento do passado, presente e futuro) Deus na sua presciência já sabe de antemão aqueles que hão de salvar-se e a partir deste conhecimento que entre milhões e milhões Deus tem seus eleitos.
Separados: (colocados a parte) não são muitos os textos que usa este termo, mas podemos citar o caso do apostolo Paulo que fora separado desde o ventre de sua mãe. (Gálatas 1:15 – aprouve: consentiu, decidiu) vamos ter que repetir a mesma explicação acima: Deus no seu infinito conhecimento já sabia que um dia Saulo se arrependeria aos pés de Cristo, nós também somos chamados de separados. Em I Pedro 2:9 Pedro esta falando ‘a igreja’, ao salvos, por isso chama de geração eleita.
Escolhidos: Seletos, apurados, selecionados. Este termo é o mais fácil de compreendermos quando pensamos da seguinte forma: eu não era nada, não valia nada, todo ruim, a margem da sociedade, porém Jesus morreu por mim, passei a ter valor, o preço pago por mim foi muito alto. Agora eu pertenço aos escolhidos, aos selecionados (João 15:16) Jesus fala de escolha, mas a quem Jesus está falando? Aos discípulos que já o haviam aceitado e agora estavam sendo escolhidos não para a salvação, mas para uma obra que renderia salvação, mas para uma obra que renderia muitos frutos. Eles foram escolhidos e nomeados para esta tarefa.
Predestinados: É destinado antes. Já abordamos este assunto, mas é bom analisarmos alguns texto Bíblicos (Mateus 22:14) muitos são chamados, mas poucos escolhidos. A parábola das bodas (Mateus 22:1-14) onde o convite é para todos indistintamente a salvação esta condicionada a dois princípios básicos. Obediência e fidelidade “Quem crer e for batizado (Marcos 16:16) Sê fiel até a morte e dar-te-ei à (Apocalipse 2:16). a coroa da vida (Apocalipse 2:11 diz: O que vencer não receberá o dano da segunda morte (separação total de Deus) outros texto. I Tessalonicenses 5:9 – Aos Efésios 1:5, 1:11.
Pastor Arlindo Silva
pr.arlindo-silva@hotmail.com

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